Como utilizar a Reserva de Estoque no Sistema ERP

Esta nova configuração de Reserva de Estoque, poderá ser utilizada em Pedidos e/ou Pedidos não Faturados, onde o sistema deixará o saldo disponível do produto considerando o saldo atual, subtraindo a quantidade de produtos mencionada nos pedidos. E não para por aí, você ainda poderá ver um histórico de reservas que ocorreram no sistema. 

Atenção! Para utilizar este recurso, você precisa possuir a configuração de Estoque“Não emitir alertas e permitir vendas com estoque negativo” desmarcada, nas Configurações do ERP e no Cadastro do Produto.

Cuidado! Ao marcar a configuração de Reserva de Estoque, o sistema levará em conta todos os pedidos em aberto com o status “Pedido” e/ou “Pedido Não Faturado” e fará a reserva dos produtos adicionados nestes pedidos.

Para começar a utilizar esta ferramenta, acesse menu lateral Configurações, submenu Configurações do ERP e expanda a aba Estoque.

Agora, marque a opção Habilitar Reserva de Estoque, após isto, selecione em qual status o pedido deve estar para que o estoque do produto seja reservado.

Após escolher o status, clique em Salvar. Assim, o sistema já irá aplicar a configuração nos seus pedidos.

Agora, após realizar o seu pedido, você poderá consultar o saldo disponível do produto e as quantidades reservadas. Para isto, basta acessar menu lateral Cadastros, submenu Produtos e localizar o produto desejado.

Assim, ao realizar a expansão do produto na listagem, o sistema lhe apresentará a quantidade total, a quantidade reservada e a quantidade disponível em cada depósito.

Para que este produto saia da reserva, você precisará faturar a venda ou então realizar a exclusão da mesma.

Você poderá também visualizar um histórico com diversas informações sobre estas reservas. Para isto, basta acessar menu lateral Estoque, submenu Reservas de Estoque.

Nesta tela, o sistema apresentará uma listagem com algumas informações sobre a reserva.

Código da venda: o sistema apresentará o código da venda em que o produto esta reservado;
Depósito: o sistema apresentará o depósito no qual o produto será retirado ao finalizar a venda;
Produto: o sistema apresentará o nome do produto que esta sendo reservado;
Data da Reserva: o sistema apresentará a data e horário em que a reserva foi realizada;
Motivo da Reserva: o sistema apresentará a descrição do motivo da reserva;
Data Encerramento Reserva: o sistema apresentará a data de encerramento da reserva;
Motivo Encerramento Reserva: o sistema apresentará o motivo do encerramento da reserva;
Quantidade: o sistema apresentará a quantidade do produto que foi reservado;
Número de Série: o sistema apresentará o número de série do produto que foi reservado, se houver;
Lote: o sistema apresentará o lote do produto que foi reservado, se houver.

Você poderá também, utilizar os filtros para realizar uma busca mais rápida e eficiente.

Agora clique em Aplicar Filtros para que seja realizada a busca.

Caso deseje excluir as configurações aplicadas, basta clicar em Limpar Filtros.

Você também tem a opção de escolher as informações que deseja ver no relatório e ordenar conforme sua necessidade. Basta você clicar no ícone de Adicionar ou Remover Colunas.

Depois escolher as informações e a ordem desejada, basta clicar em Aplicar. Após isto, o sistema trará as informações de acordo com o selecionado.

Importante! O SPED Fiscal, relatórios de estoque e movimentações, não levarão em conta as reservas dos produtos.

Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude

Veja também...

Relatório Extrato Bancário

Este relatório apresenta todos os pagamentos e transferências criadas no seu fluxo de caixa, e que tenham vínculo com o banco informado no filtro. Desta

Relatório de Saldos no Sistema ERP

O Relatório de Saldos, apresentará os valores contidos em cada conta bancária cadastrada no sistema. O sistema também apresentará um gráfico contendo os valores das

Relatório de Não Pagos no Sistema ERP

Este relatório apresenta todos os lançamentos financeiros que não foram pagos no período selecionado no filtro. Para utilizá-lo, basta acessar o menu lateral Relatórios, submenu

Relatório Síntese Financeira

O ERP lhe proporciona um controle financeiro completo, contando com diversos relatórios para que seja possível extrair as informações do sistema de forma organizada. Cada

Relatório de Pedidos

O relatório de Pedidos apresenta uma listagem de todas as vendas cadastradas no sistema, sendo elas já finalizadas ou não. Você conta com diversos filtros

Relatório Previsão de Caixa

Para utilizá-lo, basta acessar o menu lateral Relatórios, submenu Financeiro e clicar em Previsão de Caixa. Este relatório apresenta uma previsão para o seu caixa,