Código de Barras

É importante entender o cadastro de produtos, pois é a partir dele que você vai controlar o estoque, trabalhar com preços, definir comissões dos vendedores e definir as informações fiscais para que na nota fiscal esteja tudo correto. 
Para cadastrar um novo produto ou um novo serviço acesse:
Menu Estoque – Submenu Produto

EAN – Código de Barras: Informe o código de barras GTIN (antigo código EAN) do produto que esta sendo cadastrado. Se você informar um código EAN não válido, o mesmo não será considerado na emissão da NF-e.

Para que o produto seja cadastrado corretamente, será necessário que você preencha corretamente todas as abas disponíveis. Veja abaixo um pouco mais sobre cada aba e as informações constantes nelas. 
Lembre-se que somente os campos em vermelho são obrigatórios. Os campos destacados em azul são de preenchimento opcional.

Na aba Fiscal você irá definir as configurações dos produtos, que serão necessárias para faturar as vendas deste produto. 
Grupo Tributário: selecione o grupo tributário dos itens. Esta informações deverá ter sido criada anteriormente no menu fiscal, e fará a ligação entre o produto e as Operações Fiscais.
CFOP Padrão: selecione um código de CFOP padrão para o item. Para que você selecionar, a CFOP já teve ter sido anteriormente informada em alguma Operações Fiscais (Menu Fiscal – Submenu Operações Fiscais).
Código NCM: informe o NCM do produto, com 8 dígitos e somente números. Esta informação será utilizada na nota fiscal para calcular o valor aproximado de tributos conforme a Lei da Transparência Fiscal.
Código CEST: informe o Código Especificador da Substituição Tributária, que é um código de 7 dígitos numéricos, que irá uniformizar e identificar as mercadorias em que incidem a Substituição Tributária e antecipação de ICMS.
EAN – Código de Barras: Informe o código de barras GTIN (antigo código EAN) do produto que esta sendo cadastrado. Se você informar um código EAN não válido, o mesmo não será considerado na emissão da NF-e.
Unidade Comercial: informe a unidade comercial em que o produto será comercializado.
Origem da Mercadoria: selecione a origem da mercadoria que esta sendo cadastrada.
Situação Tributária IPI: selecione a situação do IPI para o produto que esta sendo cadastrado. Se você selecionar uma situação que exige uma alíquota do imposto, abrirá outro campo para esta informação.
EX TIPI: código da regra de excessão da TIPI (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados) . Ao utilizar a regra de excessão, o item informado constará uma tributação da alíquota do IPI diferenciada para o grupo de NCM a qual pertence.
EAN Unidade Tributável: Informe o código de barras GTIN (antigo código EAN) do produto tributável, ou seja, a unidade que é utilizada para calcular o ICMS de Substituição Tributária.
Unidade Tributável: informe em que unidade a mercadoria será tributada.